Do total de lavanderias paulistas, 80% são de pequeno porte e contam com no máximo dez funcionários. Com mais de 10 anos de experiência como empresária, escreve artigos voltados para esse tema desde 2012. Desde cedo, demonstrou interesse por pequenos negócios e por tudo o que está relacionado ao cenário empreendedor. Quando se trata de empreender neste segmento, a opção de abrir uma franquia pode ser uma alternativa extremamente interessante. Neste tópico, exploraremos por que essa escolha pode ser vantajosa, apresentaremos as razões por trás desse interesse e discutiremos algumas franquias populares no mercado de lavanderia. Além disso, reserve um capital de giro suficiente para cobrir despesas diárias, como salários, contas e materiais de limpeza.
O mercado de trabalho frequentemente não possui profissionais qualificados para lidar com as novas tecnologias. Portanto, as empresas precisam investir em capacitação e treinamento para equipar suas equipes com as habilidades necessárias para navegar na era digital. Além disso, a implementação de novas tecnologias pode ser dispendiosa e exigir investimentos significativos. As empresas precisam avaliar cuidadosamente seu orçamento e o retorno sobre investimento potencial antes de embarcar em uma jornada de transformação digital. Isso significa que a priorização das iniciativas digitais deve ser feita com base em impactos financeiros e estratégicos. Já lavar estofados uma lavanderia doméstica atende ao público em geral, principalmente as donas de casa, já que possui uma estrutura mais simples e lida com um volume menor de roupas.
Análise de Mercado, Localização e Clientes
Sim, montar uma lavanderia pode ser um empreendimento lucrativo, mas é fundamental realizar um estudo de mercado e estar preparado para enfrentar os desafios do setor. Se você tem interesse no segmento e deseja aprofundar seu conhecimento, buscar ajuda e orientação especializada pode ser um passo importante para o sucesso do seu negócio. Ao planejar a abertura de uma lavanderia self-service, é fundamental escolher com cuidado os equipamentos que formarão a base operacional do seu negócio. A escolha certa não só garante eficiência e durabilidade, mas também impacta diretamente na satisfação dos clientes e no sucesso financeiro da empresa.
Serviços de conveniência oferecidos
Primeiramente, é essencial que o local seja de fácil acesso para seus potenciais clientes, preferencialmente em áreas com alta densidade residencial ou próxima a universidades e hospitais. Além disso, considere a visibilidade e o fluxo de pessoas na região escolhida. Outro ponto fundamental é avaliar cuidadosamente as instalações disponíveis no local para garantir que suportem adequadamente os equipamentos necessários para a operação da lavanderia. Isso inclui uma verificação detalhada das instalações elétricas e hidráulicas, que são essenciais para o funcionamento eficiente dos equipamentos de lavagem e secagem. O primeiro passo do empreendedor que quer montar uma lavanderia é preparar o seu plano de negócios, onde ele vai registrar todas as informações sobre o seu futuro empreendimento.
Caso você decida usar nosso simulador de negócios para planejar sua lavanderia, deixamos um bônus para você. Esses tamanhos são os MÍNIMOS, pois terá de ter Recepção e atendimento; Espaço para separação das roupas recebidas; Local para as mesas de passar roupa; Espaço com Máquinas de lavar; Espaço com Centrifuga; Secadores; etc. Quando bem dividido e organizado, uma lavanderia doméstica pode ser montada a partir de 70 m². Em contrapartida, precisa de mais espaço devido ao grande tamanho dos maquinários de lavagem industrial.
Garanta que os clientes se sintam bem-vindos e satisfeitos com o serviço prestado. O feedback do cliente deve ser incentivado e usado para aprimorar continuamente seus serviços. É um conceito relativamente novo – não mais do que dez anos – se pensarmos que as lavanderias domésticas existem há muitos anos. A lavandeira autosserviço oferece ao cliente o direito dele lavar e secar suas roupas pessoalmente, por um preço mais em conta do que o cobrado pelas lavanderias tradicionais. Embora a lavagem e o cuidado de roupas sejam os serviços principais, você pode expandir seus serviços para atender às necessidades de seus clientes e aumentar sua lucratividade. O layout e disposição dos equipamentos são planejados para otimizar o fluxo de trabalho, incluindo recepção, separação, lavagem, secagem, passagem, dobragem e embalagem.
Outra situação que colabora para o investimento no mercado de lavanderias é a obrigatoriedade em alguns estados das empresas terceirizarem a lavagem de roupas e Epi’s, não onerando assim os próprios funcionários. Neste texto falamos sobre o custo e investimento para ter uma lavanderia, plano de negócios, faturamento, dicas e muito mais. As estratégias de marketing e divulgação são essenciais para atrair clientes e promover o crescimento da lavanderia self-service. Nesta seção, abordaremos os aspectos relacionados à criação de identidade visual e branding, utilização de estratégias online e offline, e oferecimento de promoções e programas de fidelidade.
Eu acredito que seja possível ter um faturamento entre R$1 mil e R$10 mil por mês atuando nesse ramo com pequena estrutura. O mercado está aquecido, mas a qualidade do trabalho é o que traz como consequência o sucesso. Aquele que leva suas roupas, espera que elas retornem em condições melhores que quando foram deixadas, além do capricho sempre somar pontos para empresa. Se houve 4 empresas concorrendo (3 concorrentes + sua futura empresa), o volume de vendas médio de cada uma seria de 50 mil reais. Estes modelos vendidos usados para montar uma lavanderia variam entre R$ 11.000,00 e R$ 50.000,00, dependendo do tamanho.
No início, o preço que irá cobrar terá que ser menor, tanto pela demanda quanto pela concorrência. No Brasil, a maior parte das lavanderias é dessa modalidade, em torno de 7 mil unidades. Sendo assim, estar em bairros que não sejam frequentados por pessoas das classes mais altas não será uma boa escolha. Aquele que deseja investir nesse ramo, deve compreender que os que podem pagar pelo serviço tendem a fazê-lo ou pelo menos pensar sobre o assunto. Existem grandes lavanderias que se deram bem estando próximas a edifícios residenciais de luxo, principalmente quando situadas em uma rua bem localizada e com estacionamento perto. Com a rotina corrida, muitas pessoas dão preferência por contratar uma empresa para cuidar de suas roupas.
As dicas vão desde as situações operacionais do dia a dia, até novas oportunidades de negócio do setor. Atualmente, ter uma presença on-line é um passo obrigatório para muitos negócios deslancharem. Portanto, procure estar presente nas redes sociais mais usadas no Brasil — Facebook, Instagram e WhatsApp. Claro, existem uma série de fatores que podem influenciar nesse percentual líquido, principalmente uma boa gestão da empresa e o capital. Organize o processo produtivo para otimizar o tempo dos funcionários, para evitar pessoal parado enquanto as máquinas finalizam seu trabalho. Falando agora em equipamentos industriais o custo de aquisição pode passar a casa do R$200,000,00 mil reais.
Um plano de negócios é feito para funcionar como um GPS na hora de empreender. É ali que estarão definidos o modelo de negócio, os produtos a serem ofertados, o público-alvo, ações de marketing, estudo sobre a concorrência, investimentos a serem feitos, política de preços e muito mais. Esse documento serve como um estudo para evitar erros e inconsistências no projeto. Montar uma lavanderia doméstica pode ser uma oportunidade de negócio promissora, mas requer planejamento, estudo e preparação. O sucesso não é garantido, portanto, é importante pesquisar, elaborar um plano de negócios e buscar ajuda especializada, como a do Sebrae.
Qual será o investimento inicial?
As empresas que não se adaptam a essas expectativas correm o risco de perder mercado para concorrentes que oferecem melhores soluções digitais. Portanto, a transformação digital surge como uma resposta necessária para atender às novas demandas do consumidor. A transformação digital é um fenômeno que vem redefinindo o cenário empresarial global.